como criar um slogan para oficina

Investir em um bom slogan para oficina mecânica pode fazer a diferença na hora em que o cliente tiver que arrumar o carro, fazer uma revisão ou trocar as peças. Com a mensagem certa, a sua marca fica na mente do consumidor e, sempre que precisar ela, será a primeira a ser lembrada como solução.

Criar slogan faz parte das estratégias de posicionamento e identidade de marca, branding e divulgação, impressão dos clientes e crescimento da oficina. Por isso, neste post, você vai ver a importância de uma chamada atrativa e memorável, além de aprender a criar uma e a atualizá-la quando necessário. Boa leitura!

Por que criar slogan é importante?

Assim como o visual, o slogan também é importante para chamar a atenção do cliente. Conhecido como tagline, assinatura, frase de efeito ou de impacto, um slogan para oficina mecânica é uma palavra ou frase curta, fácil de ser memorizada, que representa a marca e a mensagem que você quer transmitir aos seus clientes. Quando escrito de forma efetiva:

  • demonstra o valor de um produto ou serviço;
  • desperta emoções, cria identificação e chama a atenção do consumidor em relação aos seus concorrentes;
  • atrai e fideliza clientes, ao se tornar uma marca lembrada;
  • aumenta o impacto das campanhas de marketing e ações de divulgação.

O tom do texto vai depender da mensagem que se quer passar. Na indústria automobilística, a mensagem principal tende a valorizar a liberdade e celebrar a vida. Veja alguns exemplos:

  1. Toyota – “A Toyota veio para ficar”
  2. BMW – “Puro prazer de dirigir”
  3. Mercedes-Benz – “O futuro do automóvel”
  4. Ford – “Viva o novo”
  5. Renault – “Paixão pela vida”
  6. Peugeot – “Peugeot. Emoção em movimento”
  7. Mitsubishi Pajero – “O mundo 4×4”
  8. Jeep – “Só existe um”

Como criar um slogan para oficina mecânica?

No processo natural, a criação do slogan para oficina mecânica vem logo depois de criar a marca, com o intuito de ajudar na memorização. É preciso cuidado na hora de usar a criatividade para evitar frases com o efeito contrário e impacto negativo. Confira, a seguir, dicas para criar o seu slogan.

Pense na mensagem do slogan

Quer ser lembrado como o melhor, o mais eficiente ou o mais rápido? O melhor atendimento, preço ou pacote de benefícios? A Brahma, por exemplo, quer ser lembrada como a melhor, e seu slogan transmite a ideia: “a número 1 do mundo”. E você, como quer se posicionar para o seu cliente? Deixe a resposta guiar seu slogan.

Mostre os diferenciais da oficina

Quem procura um serviço que envolve cuidados com o carro, quer o melhor. Então, mostre todas as qualidades da oficina: preço, agilidade no atendimento, confiança de ser atendido pelos melhores mecânicos. O slogan da Volkswagen, por exemplo, já entrega o diferencial na mensagem: “você conhece, você confia”.

Utilize algumas técnicas de criação

O slogan para oficina mecânica deve ser compatível com a missão, visão e valores da empresa. Evite o uso de datas específicas, palavras complicadas ou promessas que não possa cumprir. Pense em frases curtas e diretas para facilitar a memorização. Vale termos do dia a dia para criar uma identificação rápida com seus clientes.

Monte uma lista com palavras (adjetivos, verbos e substantivos) que possam descrever seu negócio. Para a indústria automotiva, pode ser, por exemplo, “agilidade”, “segurança” “controle”, “movimento”, “aproveitar”, “viajar”, “levar”. Proponha um brainstorming (reunião para gerar ideias).

Quando atualizar ou renovar o slogan?

De tempos em tempos, a identidade visual precisa de atualizações. Isso acontece quando o mercado muda e a oficina precisa se adaptar, ou quando a marca trabalha um reposicionamento (rebranding). O último motivo, geralmente, vem pautado por uma nova visão, missão e valores, diferenciais e um novo comportamento de consumo.

Criar um slogan para oficina mecânica pode não ser uma tarefa fácil, mas vai fazer a diferença quando os clientes lembrarem de você. Para chamar a atenção deles, crie uma tagline curta, atrativa, relacionada ao negócio e fácil de ser memorizada. Valorize a liberdade e a rapidez na mensagem, já que você atua no ramo automotivo. Descubra seu propósito e invista nele como chamariz.

Quer mais dicas para sua oficina? Então, baixe o nosso e-book sobre marketing no setor automotivo: estratégias on e off-line.