Social selling: entenda como usar a venda social a seu favor

Para que vendas sejam fechadas, o relacionamento entre empresa e clientes é primordial. Logo, com o surgimento da tecnologia, despontou o conceito de social selling, o qual possibilita que você continue esses relacionamentos nesta nova era utilizando as redes sociais.

Por meio desse método moderno, é possível prospectar clientes, interagir com eles, criar um relacionamento sólido e assegurar novas oportunidades de negócios. Neste post, falaremos mais sobre social selling e como usá-lo a seu favor nas vendas. Boa leitura!

O que é social selling?

Social selling significa venda social em português e não é somente uma expressão da moda: é uma estratégia comum que equipes de vendas de sucesso usam para se comunicar com clientes em potencial. Ele se refere ao uso das redes sociais para construir e manter relacionamentos com o consumidor e desse modo gerar vendas.

Utilizar o social selling também colabora para a promoção da marca e também para a criação de uma boa imagem diante do mercado, pois, além de auxiliar a construir, será possível manter o relacionamento com os prováveis clientes e eles começaram a confiar em seu negócio.

Ao investir nas ferramentas certas, será muito mais fácil construir uma boa estratégia de vendas e maximizar a rentabilidade da empresa. Para tal, é necessário contar com profissionais que conheçam os processos disponíveis e tenham completo domínio sobre eles.

O fato é que ter um bom relacionamento com os clientes e/ou fornecedores sempre foi de extremo valor para se obter sucesso. Hoje em dia, com o grande uso das redes sociais, essa relação fica ainda mais produtiva. A organização que estiver bem-atualizada com o termo social selling e souber exatamente como utilizá-lo a seu favor está seguindo o caminho certo.

O que uma estratégia de social selling deve considerar?

Para o social selling ser realizado pelas equipes de vendas, a rede social LinkedIn é uma das principais plataformas utilizadas por ser uma mais eficientes — especialmente quando o assunto são vendas do tipo B2B.

Existem alguns pontos do social selling a serem levados em consideração para que os vendedores e as empresas consigam atingir os seus resultados. Confira quais são a seguir.

Estabelecer uma marca pessoal

É preciso que seja estabelecida uma marca pessoal quando tenta-se maximizar o número de clientes por meio da prospecção nas redes sociais. A imagem de uma organização é a forma como ela é vista no mercado. Se já houver um posicionamento bem-estabelecido, é possível transmitir isso para os seus clientes em potencial.

Gerar leads

Nesta fase o conceito de social selling de fato se inicia na prática, porque nela é possível encontrar e se conectar com seus clientes em potencial. Ou seja, é o momento de mostrar que é um bom vendedor e atrair clientes.

Devido ao fato de as redes sociais serem repletas de pessoas que se comunicam entre si e com as instituições, o objetivo é chegar aos clientes em potencial e mostrar como seu produto ou serviço pode resolver os problemas deles.

Engajar positivamente

Uma das formas de fazer com que seu conteúdo seja compartilhado por meio das redes sociais e ainda indicar se você está atraindo clientes é por meio do engajamento. Ao contrário do que muitos pensam, esse não é o fim do processo de social selling, mas o começo.

O funil de vendas é muito conhecido por gestores de vendas. Uma forma de compreender bem o que é social selling é imaginar que as redes sociais têm um papel primordial em cada uma das fases, desde o topo do funil (reconhecimento) até o momento de fechar a venda e obter recomendações.

Na etapa de reconhecimento, por exemplo, a organização pode utilizar as redes sociais a fim de achar usuários que se enquadrem no perfil de seus compradores, buscar influenciadores do segmento, ampliar o alcance do marketing de conteúdo e até mesmo promover conteúdo de forma paga.

A melhor maneira de engajar é não vender o seu produto de forma direta, mas indiretamente, mostrando para os possíveis clientes como seu serviço ou produto poderiam facilitar e otimizar a vida deles. Para isso, é fundamental investir em conteúdos relevantes e criativos.

Construir relacionamentos

Esta é uma das etapas mais relevantes quando se trata de venda social, pois é por meio da construção de relacionamentos no meio virtual que você construirá as relações de negócio da sua organização com os clientes e conquistará a cada dia mais o público.

Produzir conteúdos de qualidade

Ao realizar uma busca no Google pelo termo social selling, você verá que os especialistas no assunto sempre se referem à produção de um conteúdo de qualidade como um dos principais pilares dessa expressão. É necessário realizar uma abordagem mais objetiva e simples: conteúdo rico é a chave do negócio. Sem ele, fica difícil atrair clientes.

Ser o mais humano possível

O mais importante nessa interação são os seres humanos que o praticam. Esse é um dos pilares do social selling. A principal recomendação em qualquer ação no processo de vendas é que, no relacionamento com o cliente, você seja o mais humano possível. Isso porque os seres humanos são naturalmente desconfiados com o que é novidade.

Entregar valor

De forma resumida, isso quer dizer disponibilizar informações preciosas para os prospects certos na hora certa. Ao interagir com eles e com clientes por meio de redes sociais, é essencial não somente exaltar o valor de seu serviço ou produto: seu objetivo deve ser compartilhar importantes informações que possam colaborar para seu estabelecimento como um especialista na área.

Faça postagens que disponibilize conhecimentos interessantes e possam fazer toda a diferença para seus possíveis clientes, mas não tenha receio de compartilhar postagens relevantes de outras pessoas também. Lembre-se de que seu objetivo com o social selling é firmar relações que provavelmente levem a uma venda e não de imediato realizar uma venda.

Preferimos decidir algo com base em recomendações de outras pessoas, pois elas fazem com que nossas desconfianças reduzam significativamente. Por fim, está claro que atualmente uma das melhores maneiras de gerar leads para seu negócio e ter retornos positivos é por meio da difusão do social selling.

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