Oferecer descontos aos consumidores se tornou uma prática bastante difundida em diversos ramos do mercado. As ofertas de vendas são, para muitas organizações, uma forma mais simples de fechar negócios, especialmente em datas comemorativas. Todavia, elas podem prejudicar caso não sejam fundamentadas em uma política de descontos bem planejada, afinal, o preço precisa cobrir os custos que a empresa tem e ainda trazer lucro.

O negócio que atua sempre com preços rígidos, corre o risco de perder seus clientes e dificulta a atração de novos clientes. É possível determinar qual é a mais adequada para a sua empresa, a partir da percepção de como o seu público-alvo está disposto a comprar os seus produtos. Ao estabelecer uma política de desconto, se torna mais fácil definir o método que será utilizado para determinar os descontos de vendas.

E você sabe o que deve ser levado em conta para criar uma política de descontos em seu negócio? Nesse post daremos algumas dicas essenciais. Acompanhe! 

Definir objetivos

Apesar de ser óbvio, nem sempre os objetivos de uma dada política de desconto são determinados de maneira clara pelos gestores. Todavia, não saber o que se deseja atingir torna difícil assegurar que os descontos produzam bons resultados para o negócio. Geralmente, um dos propósitos de oferecer ofertas é elevar as vendas, porém, uma política de descontos também pode ser utilizada para outras finalidades.

É essencial ter um objetivo principal, pois ela determinará a estratégia que será usada, isto é, qual o desconto que será ofertado. Reduzir o estoque, atrair novos clientes, fidelizar os já existentes, criar fluxo de caixa também são objetivos que se pode ter ao determinar uma política de descontos.

Estudar a sazonalidade

Geralmente, os descontos baseados em eventos ocorrem em uma data ou período específico. Esse tipo de estratégia é muito comum e faz parte da política de desconto de grande parte dos negócios. Muitos criam ofertas no Dia das Mães ou no Natal, por exemplo. Atualmente, as empresas também estão explorando outras datas criadas especialmente com essa finalidade — alguns deles são a Cyber Monday, Black Friday ou o Free Shipping Day.

Criar cupons para clientes fidelizados

Nesse momento é gerado valor para o consumidor, pois é possível saber mais sobre ele, enriquecendo a base de dados com informações importantes para o relacionamento com o cliente — esse ambiente de conversão pode ser um formulário, uma Landing Page e também um pop-up. 

Com isso, é possível extrair informações como telefone e outros dados de perfil de consumo. Isto ajudará a classificar esse lead e também norteará a agência na criação de atalhos de relacionamento para cada perfil de cliente.

Por fim, ter uma política de descontos é essencial para que ocorra um alinhamento entre a missão, o planejamento e as estratégias relacionadas às ofertas de vendas. Além disso, ajuda os clientes a preferirem os seus produtos ou serviços aos dos concorrentes. As ofertas possibilitam uma menor comparação entre você e as empresas do seu setor.

Você curtiu nosso post sobre política de descontos? Então deixe seu comentário ou dúvida abaixo e compartilhe conosco a sua opinião e ideias sobre o assunto!