O universo digital veio para trazer muitos benefícios aos seus usuários. As pessoas aprendem coisas novas, se relacionam com outras pessoas e encontram os produtos e serviços de que precisam. Por isso as fontes de tráfego orgânico combinam muito bem com as estratégias pagas. Pensando nisso, talvez você já esteja se perguntando quanto custa anunciar no Google.

Primeiro é preciso entender que, para isso, você precisa se cadastrar na plataforma de anúncios, o Google Ads (antigo Google Adwords). Por ser uma mídia com tamanha evidência, algumas pessoas acham que a publicidade nesse meio será tão cara quanto na TV ou no rádio. Aí entra outra grande vantagem: as campanhas no Google Ads têm excelente custo-benefício e podem ser muito baratas.

Quer descobrir mais detalhes para planejar seu budget para os anúncios no Google? Continue a leitura e descubra!

Entenda as metas e objetivos que você pode alcançar com a campanha

Uma oficina mecânica pode usar o Waze para divulgar os seus serviços. Afinal, é um público extremamente segmentado — motoristas que estão próximos ao seu negócio. Mesmo assim, é possível encontrar outras estratégias para que sua empresa tenha ainda mais visibilidade. O Google Ads é uma excelente opção por segmentar seus anúncios e atingir a quantidade de pessoas que você desejar.

Para usar o Google Ads você precisa definir um formato de anúncio e, dentro dele, setar qual meta deseja usar. Suas metas podem ser para:

  • vendas — seja para conversões on-line, seja para gerar ligações telefônicas, no aplicativo ou mesmo na loja física;
  • leads — captando os contatos de acordo com a segmentação informada pelo seu negócio;
  • tráfego do site — tem o objetivo de levar usuários com o perfil ideal para o site da sua empresa;
  • consideração do produto e da marca — fortalecer as qualidades do seu negócio para quem já está em contato com a empresa;
  • alcance e reconhecimento da marca — ampliar o alcance de pessoas que conhecem a marca, aumentando o brand awareness.

Descubra quanto custa anunciar no Google

Você pode fazer o cadastro no site do Google Ads gratuitamente. Porém, para anunciar na plataforma é necessário realizar um pagamento de acordo com a métrica determinada. Os indicadores que o Google usa são:

  • CPM — custo por mil visualizações. É quanto o anunciante paga a cada conjunto de mil visualizações do seu anúncio;
  • CPC — custo por clique. Considera a cobrança cada vez que alguém clica no anúncio;
  • CPA — custo por ação. Costuma ser mais caro que os dois anteriores, porém, mais eficiente. Será cobrado toda vez que um usuário tem a ação determinada. Essa ação pode ser preencher um formulário para captação de leads ou mesmo realizar uma compra.

Para definir qual das opções acima terá melhor custo-benefício, é preciso analisar a performance de cada uma, monitorando as métricas necessárias. A principal delas é conhecida como ROAS (retorno sobre investimento em publicidade), semelhante ao ROI, o ROAS é calculado da seguinte forma:

ROAS = (Retorno dos anúncios / Investimento em publicidade) x 100

Enquanto o custo por clique e o custo por impressão tendem a ser mais baratos, variando de valores a partir de poucos centavos, o custo por ação normalmente é mais caro, pois seu nível de dificuldade também é maior, sendo mais comum encontrá-lo a partir de poucos reais.

Para definir o valor de investimento para as suas campanhas, você pode fazer um cálculo de acordo com seus objetivos de marketing. Por exemplo, uma concessionária decide fazer o agendamento on-line de 50 visitas usando o Google Ads. Para isso, ela sabe que precisa alcançar 3.000 cliques com o valor de 0,15 centavos cada. Isso significa que será preciso investir (3.000 x 0,15) = R$ 450,00 para alcançar a meta.

A mesma concessionária descobre que faz 2 vendas com um lucro de 4 mil reais a cada 50 visitas. Isso significa que vale a pena continuar investindo os R$450,00 em anúncios ou até mesmo aumentar as aplicações.

Outra forma de definir o valor gasto nas campanhas é de acordo com o budget de marketing. Por exemplo, a mesma concessionária define que pode investir R$225,00 por mês em anúncios no Google Ads. Com isso, a empresa conseguirá o agendamento de 25 visitas por mês e a venda de um carro.

Em outras palavras, quem define o valor gasto nas suas campanhas de marketing usando o Google Ads é você. Existem algumas regras a respeito das aplicações como o mínimo de investimento de R$40. Não existe um valor máximo, mas por questões de segurança, a plataforma também não permite que ocorram aumentos muito grandes no orçamento bruscamente.

Saiba mais sobre como funciona a cobrança do Google Ads

Para que você comece já a usar a plataforma para anunciar existem as opções de pagamento por boleto bancário e cartão de crédito.

As modalidades de pagamento são:

  • manual — você define como deseja que a campanha aconteça e estabelece valores e campanhas que aplicará;
  • automático — o Google cria um fluxo de anúncio em ciclos de 30 dias (ou prazo menor, quando informado), controlando a exibição das suas campanhas de acordo com o valor estabelecido, o período e objetivo definido. A cobrança é feita após esse prazo, de acordo com o que foi gasto.

Aprenda algumas dicas para ter resultado com suas campanhas

Quando o objetivo de publicidade é o Google Ads, um dos primeiros fatores que você deve conhecer são as palavras-chave. Com elas você avisa em quais pesquisas você quer que o seu público veja o seu anúncio. Então, se uma oficina pretende fazer uma oferta da troca de óleo, as palavras-chave vão girar em torno deste assunto e serão bem diferentes de uma concessionária que está tentando descobrir como acontece a jornada de compra de um carro.

Quanto mais específicas forem suas palavras-chave, melhores serão os resultados. Ainda é possível usar termos negativos apontando para quem você não pretende mostrar seus anúncios. Por exemplo, uma campanha de venda de carros não deseja que pessoas pesquisando sobre aluguel de veículos sejam impactadas pelos anúncios.

Como você viu, para definir quanto custa anunciar no Google, você precisa definir metas, entender se existe uma verba de marketing e informar na plataforma qual é esse valor. As campanhas do Google Ads podem ter excelente custo-benefício, para melhorar os resultados, é possível apostar em softwares e estratégias de comunicação.

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