quais-as-características-das-oficinas-mecânicas-modernas

O setor de manutenção e reparo de veículos está em contínua evolução. É essencial acompanhar esse desenvolvimento e se modernizar, a fim de que sua oficina mecânica não fique para trás no mercado. Muitas pessoas pensam que esse processo envolve somente a parte de tecnologia, mas elas estão muito enganadas.

Devido ao fato de a concorrência estar cada dia maior, é muito importante se questionar sobre o que você tem feito para o seu negócio se destacar. A fim de não ficarem defasadas, as oficinas modernas devem acompanhar as inovações para atrair mais clientes e se manter em posição de liderança no mercado.

Você tem dúvidas sobre como conseguir isso? Neste post, citaremos algumas tendências e novidades para oficinas mecânicas modernas. Confira!

Aspecto inovador e moderno

Foi-se o tempo em que oficinas sujas e mal cuidadas tinham clientes. Hoje em dia ninguém quer levar seu veículo em uma oficina mecânica que tenha esse aspecto desleixado. Isso, na verdade, acaba gerando receio e desconfiança, além de dúvidas com relação à capacidade da oficina de solucionar o problema.

No entanto, não é só isso, pois o negócio ainda fica com uma rotulação pejorativa: a de que vários profissionais dessa área “enrolam” os clientes, passando falta de credibilidade.

A má aparência do seu negócio juntamente desse rótulo pode ser fator decisório para que o cliente não queira mais realizar o serviço e procure um concorrente. Uma boa aparência começa por você, sua equipe e sua oficina. É preciso investir em limpeza, pois cria uma melhor impressão, dando mais segurança aos clientes.

Manter o ambiente bem organizado, com produtos nas prateleiras e as ferramentas devidamente armazenadas nos painéis também ajuda a melhorar a percepção do cliente em relação ao seu negócio. Fornecer uniformes aos funcionários é uma ótima maneira de otimizar e padronizar a estética, demonstrando organização e zelo.

É preciso, ainda, manter as paredes livres de cartazes e de informações que não estejam relacionadas ao serviço prestado pela oficina. Além do design inovador do ambiente, uma oficina moderna também conta com boas instalações.

Você não deve pedir ao cliente, por exemplo, que espere por muito tempo em pé no local em que estão os funcionários, as peças e materiais que possam sujá-lo. É essencial atentar-se também às condições do banheiro para que o cliente encontre-o em bom estado.

Gama de serviços oferecidos

Oficinas mecânicas modernas devem oferecer um número cada vez maior de soluções aos seus clientes. Se você tiver muitas possibilidades de atendimento, em um mês em que um cliente tiver decidido realizar vários serviços de manutenção será uma excelente oportunidade para que ele faça todos em sua oficina. Não perca essa oportunidade!

Nesse contexto, os autocenters são grandes concorrentes, pois atendem à necessidade de praticidade que alguns de seus clientes exigem, ofertando vários tipos de serviços em um único lugar. Amplie sua oferta de serviços e mostre que sua oficina pode ser a melhor escolha para seu cliente.

Investimento em novas ferramentas

É essencial investir em novas tecnologias e ferramentas do setor a fim de ser reconhecida como uma oficina moderna. Trabalhar com máquinas, ferramentas e peças ultrapassadas podem comprometer o desenvolvimento da prestação do serviço e prejudicar a qualidade da entrega.

Analise também se há demanda suficiente para suprir o valor da compra de todo o material. Lembre-se de que não há necessidade de investimento em aparatos que não serão usados para realizar os serviços rotineiros.

Colaboradores mais qualificados

O fato é que os funcionários das oficinas modernas deverão ter mais qualificação. Tudo isso, devido ao fato de que, com os acessórios e os equipamentos dos veículos mais inovadores e modernos, os serviços, até então tradicionais das oficinas no Brasil, devem estar preparados para essas transformações.

Pois, caso você queira ficar cada dia mais à frente da concorrência, é preciso contar com funcionários que queriam aprender sempre mais. Por esse motivo, caso você queira destacar seu negócio e deixá-lo cada dia mais competitivo, será necessário especializar seu time ou realizar a terceirização de alguns dos serviços prestados.

É importante lembrar que muitos automóveis novos têm sido comercializados com sistemas extremamente inovadores de tecnologia. Esses veículos exigem reparos e manutenção especializados, que normalmente não são encontrados em qualquer oficina.

Uma ótima maneira de crescimento para o seu negócio é atender a essas demandas. Monte uma equipe que seja capaz de realizar serviços como direção hidráulica, manutenção de ar-condicionado e outros que sejam exigidos no mercado.

O setor de oficinas mecânicas já oferece a grande maioria dos serviços básicos. Ter a capacitação necessária para atender trabalhos diferenciados pode gerar melhores resultados ao seu negócio. Apenas desta forma será possível sobreviver a todas as demandas do mercado e deixar sua marca na mente dos clientes.

Sustentabilidade

Está em alta a valorização de políticas sustentáveis. As pessoas se sentem atraídas por organizações que se importam com esse tema. Todos os dias as oficinas mecânicas utilizam produtos que devem ser descartados de maneira adequada. Existem alguns que não devem ser jogados fora de qualquer maneira, como embalagens, borracha, óleo usado, combustíveis, líquidos de freio e plásticos.

É recomendado que você faça o descarte adequado e saliente isso aos seus clientes, demonstrando respeito pelo meio ambiente. Essa atitude cria confiança na sua oficina, pois além de inovadora, ela mostra ser engajada em ações sustentáveis. Uma oficina moderna, com certeza, colocará em prática essa ideia.

Investimento em tecnologia

Uma coisa é certa: as oficinas do futuro terão muita tecnologia. Além dos equipamentos como balanceadores e desmontadores de pneus, elevadores hidráulicos, alinhadores de automóveis e rampas para alinhar o automóvel, essas oficinas terão uma tecnologia que auxiliará na:

  • oferta de um serviço de qualidade e de valor para maximizar seu lucro;
  • otimização do tempo de operação na oficina;
  • redução dos custos operacionais;
  • investimento em processos mais limpos, evitando sujeira e gastos com limpeza dentro das oficinas;
  • redução de erros operacionais causados por falhas humanas.

Diversas oficinas mecânicas já estão utilizando as tecnologias digitais. Uma delas, muito usada, é os alinhadores computadorizados. Isso porque eles são equipamentos bastante simples de se operar, além de muito acessíveis.

Ademais, o investimento nesse aparelho terá um retorno a médio prazo, visto que as tarefas que fazem uso desse equipamento se tornam muito mais exatas e ágeis. Como consequência, seu tempo será otimizado e aumentará a satisfação dos seus clientes com o serviço realizado.

Otimização dos seus espaços

É sabido que cada dia aumenta mais o valor de imóveis em nosso país, tanto para venda como para compra. Isso quer dizer que as oficinas modernas precisarão aprender a utilizar seus espaços de maneira mais inteligente. Um dos princípios é evitar fazer bloqueios em regiões onde existe fluxo de pessoas e veículos.

Para tal, é preciso utilizar equipamentos que possibilitem uma movimentação muito mais rápida e, especialmente, aumentar as vagas. Esses duplicadores de vagas passarão a serem mais utilizados, devido ao fato de eles ajudarem a duplicar o estacionamento em sua oficina mecânica. Todavia, as capacidades e os recursos do duplicador de vaga dependerão da demanda da oficina.

Serviço como maior diferencial

Hoje em dia, é possível, do conforto de casa, comprar eletrônicos, roupas, realizar compras em um supermercado e até contratar algum profissional para realização de serviços. Todavia, isso, é geralmente diferente, quando o assunto é o conserto de um veículo.

O consumidor deve ligar com uma certa antecedência, solicitar um orçamento, esperar para receber, fazer um agendamento, deixar o veículo na oficina mecânica e ir buscá-lo quando terminar o serviço. Todavia, é possível disponibilizar serviços que ofereçam de fato um diferencial e dessa forma fidelizar seu cliente.

Desenvolva, um site, por exemplo, disponibilizando uma página em que o cliente consiga fazer o agendamento do serviço. Dessa forma, não será preciso que o cliente vá à sua oficina várias vezes. É possível cogitar também o desenvolvimento de uma outra página, com a finalidade de que o cliente consiga acompanhar o processo do conserto do veículo. Logo, ele poderá ver cada etapa de como anda a execução do serviço.

Todavia, é preciso treinar alguém do seu time para que esteja sempre atento ao site e também às redes sociais, a fim de que seja possível disponibilizar todos os serviços para os seus clientes. Obviamente, existem redes sociais como o Instagram, com muita popularidade no mundo e que possibilitam o contato do cliente com a sua oficina mais facilmente.

Atendimento personalizado

Em uma oficina mecânica do futuro, seus funcionários não atenderão os seus clientes de qualquer modo. Você deverá oferecer um atendimento personalizado e o melhor do mercado. Mas você sabe o que é atendimento personalizado? Ele refere-se à aquele atendimento que considera os objetivos e as necessidades do seu cliente. E o que não fica satisfeito somente com a pergunta “Em que posso ajudar?”.

No atendimento personalizado há uma análise das necessidades reais do consumidor. Sua oficina leva em consideração o que ele quer e procura as melhores soluções para a solicitação do cliente.

Caso ele vá à oficina para trocar o óleo do automóvel, por exemplo, seus funcionários fazem o serviço e aproveitam a chance para verificar o que mais o consumidor necessita. Lembre-se, a atenção ao cliente está em primeiro lugar no atendimento personalizado!

Por fim, todas essas dicas farão com que seu negócio seja um destaque no meio de outras oficinas modernas que existem no mercado automotivo. Afinal, o que realmente conta num mercado tão competitivo é um serviço diferenciado. Por isso, coloque mais tecnologia em seu empreendimento e note como o seu negócio crescerá!

Agora que você conhece as tendências e novidades das oficinas mecânicas modernas, o que acha de conhecer gratuitamente uma solução pensada para o setor automotivo? Clique e confira como aumentar seu resultados e aumentar o alcance de sua marca em um só lugar.