Meu Negócio: Como colocar sua empresa no Google Maps

Se as pessoas não conseguem encontrar seu estabelecimento, fica impossível ser bem-sucedido. Se você já se perguntou “Como colocar meu negócio no Google Maps?”, está no caminho certo para alavancar o seu sucesso. Segundo pesquisa, o Google Maps é quase 6 vezes mais popular que os demais, como o Apple Maps e o Waze. Portanto, não é nada ruim pegar emprestada a visibilidade desse sistema para o seu estabelecimento.

Para que seja possível colocar a sua empresa no Google Maps, você precisa cadastrá-la no Google Meu Negócio. O processo é gratuito e bastante fácil, além de trazer excelentes benefícios para o seu estabelecimento. Por isso, acompanhe os próximos tópicos e saiba como começar!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é a plataforma criada pelo Google para cadastrar e manter atualizadas as informações sobre diversos tipos de locais, como estabelecimentos comerciais, restaurantes, clubes, entre outros. Para quem administra ambientes como esses, o Google Meu Negócio é uma ferramenta fundamental para obter visibilidade. Afinal, seu principal benefício é trazer destaque ao estabelecimento em pesquisas do Google no Google Maps.

Entre as funcionalidades oferecidas pelo Google Meu Negócio estão o controle sobre as informações da empresa, como endereço, telefone, horários de funcionamento e até a exibição de fotos e depoimentos de clientes.

Como funciona a integração com o Google Maps?

O cadastro no Google Meu Negócio é a forma mais eficiente de garantir presença digital completa para o seu estabelecimento na internet. Afinal, além de se integrar aos resultados do Google, também tem integração com o Google Maps. Quem utiliza o aplicativo, seja andando ou por meio de qualquer outro tipo de transporte, consegue descobrir a existência do seu negócio e até converter vendas para você.

Pode ser muito vantajoso ter o Google Maps trabalhando a favor da sua visibilidade. Basta realizar o seu cadastro no Google Meu Negócio para manter todas as suas informações organizadas e atualizadas.

Como usar o Google Meu Negócio?

Como você ainda deve estar se perguntando “Como colocar meu negócio no Google Maps?”, te ajudaremos nessa questão! O cadastro no Google Meu Negócio é gratuito e pode ser feito a partir da página inicial da plataforma. Para usar a ferramenta é preciso ter uma conta Google ou criar uma.

A partir da tela inicial do Google Meu Negócio, você tem uma visão geral das informações referentes ao cadastro da sua empresa no Google. É possível ver, por exemplo, o número de visualizações e pesquisas, comentários mais recentes e fotos publicadas.

No menu esquerdo são definidas as configurações desejadas. Em “Informações” você deve cadastrar os dados do seu negócio, como endereço, telefone, horários de funcionamento, entre outros. Certifique-se de que tudo esteja correto antes de prosseguir.

Separamos, a seguir, um passo a passo das principais funcionalidades do Google Meu Negócio. Confira.

Administrando as fotos do negócio

Na seção “Fotos” é possível conferir todas as imagens geradas por você e seus clientes no estabelecimento. Também dá para descobrir quais delas tiveram mais visualizações e engajamento. Experimente subir as suas próprias fotos.

Fazendo publicações

O Google Meu Negócio também tem um recurso muito semelhante ao de uma rede social, já que possibilita postar conteúdo promocional. Em “Postagens” você pode criar publicações com foto, preço e outras informações. Esses posts aparecem em destaque junto à ficha da sua empresa.

Acessando seus resultados

Em “Insights” você encontra dados de audiência e engajamento da ficha do seu negócio no Google. Lá dá para saber quais termos o seu público utilizou para chegar até a sua empresa: se foi a partir de buscas relacionadas, pelo Google Maps ou por meio das pesquisas que mais direcionam audiência a você, entre outros.

Conferindo avaliações e notas

Um dos diferenciais do Google Meu Negócio é permitir que os usuários deixem avaliações sobre os estabelecimentos que visitam. Isso transmite mais credibilidade e transparência, podendo ser algo decisivo para você ganhar clientes. Na seção “Comentários” é possível visualizar e responder esses depoimentos.

Moderando conteúdo publicado

Caso algum usuário publique uma foto ou uma avaliação que viole as regras do Google Meu Negócio, com conteúdo ilegal ou impróprio, você pode e deve denunciá-lo. Nas seções “Fotos” e “Comentários” é possível reportar o conteúdo a partir do menu de opções.

Como acertar ao administrar a empresa no Google Meu Negócio?

Agora que você já conhece as principais funções do Google Meu Negócio, o próximo passo é saber como utilizar essa ferramenta da melhor forma. Veja as melhores práticas a seguir.

Saiba lidar com críticas

Alguém deixou uma avaliação negativa sobre o seu negócio? Nesses casos, é importante resistir ao impulso de querer apagá-la. Aliás, isso só é possível caso o conteúdo seja impróprio. Portanto, responda ao depoimento com foco em solucionar o caso relatado e ganhar uma nova chance para surpreender aquele cliente.

Especifique a localização exata

Como o objetivo é que as pessoas encontrem a sua empresa pelo Google Maps, é essencial que o pino de localização esteja posicionado no local certo. Você pode customizá-lo a partir das configurações do negócio, portanto, realize os ajustes necessários para deixá-lo exatamente onde o seu estabelecimento fica.

Tenha um site responsivo

Há grandes chances de boa parte do seu público estar usando o Google Maps ou o próprio Google pelo celular. Portanto, essas pessoas podem se frustrar bastante se tentarem acessar o seu site e ele não funcionar bem em dispositivos móveis. Certifique-se de ter um design responsivo.

Mantenha os seus dados atualizados

Mudou de telefone ou de endereço? Se você não atualizar os seus dados no Google Meu Negócio, poderá perder muitos clientes que buscam sua empresa. Crie o hábito de sempre checar a sua ficha para que ela reflita a realidade.

Como ganhar mais destaque no Google Meu Negócio?

Destaque no mecanismo de busca é algo que ajuda, e muito, na hora de conquistar novos clientes. Por isso, separamos aqui algumas dicas de como atingir esse objetivo. Veja!

Google Business Street View

O Google Street View é um serviço premium disponível por meio do Google e disponibiliza às organizações uma maneira de mostrar um de seus aspectos mais exclusivos: a localização. É um valioso instrumento de marketing e de publicidade na internet, que modificará completamente a maneira como sua empresa se comunica com os clientes na internet.

Se você está no Google Street View, a medida que seus resultados de pesquisa aumentam, eles ajudam seu negócio a se destacar na página. Geralmente, um resultado de pesquisa é uma junção de linhas de texto e hiperlinks que nem sempre dão a ênfase que sua empresa precisa.

Por meio da internet, é possível fazer um tour virtual em sua empresa antes mesmo de sair de casa. Caso o seu negócio não pareça atrativo o bastante do lado de fora e você precise convencer as pessoas a visitarem seu negócio, essa é a forma correta de começar as coisas!

Publicar fotos do negócio

Se uma pessoa pesquisa no Google por um determinado termo, aparecerão, além do seu negócio, também os dos concorrentes. Por isso é essencial caprichar na sua apresentação. E nesse ambiente digital, as fotos são as melhores apresentações do seu negócio.

Jamais coloque imagens mal focadas ou que contenham informações desnecessárias. Por exemplo, a rua em que está seu comércio já aparece no Google Maps. Logo, é importante tirar foto de seus pontos mais fortes. Caso você tenha uma fachada bonita, incluí-la fará toda a diferença.

Cuide da apresentação de seus produtos. Vale a pena pagar um fotógrafo para realizar um book comercial. Porém, caso não possa arcar com esse custo, faça você mesmo. Para te ajudar existem diversos vídeos e tutoriais disponíveis no youtube com dicas para tirar fotos profissionais. Além disso, nomeie suas fotos com palavras-chave. Essas são as palavras mais utilizadas para buscas no Google, logo, aparecem nos primeiros resultados.

Manter atualizadas as informações

Imagine a seguinte situação: como seria chato para um cliente buscar por uma oficina de automóveis no Google e, quando decide entrar em contato com a primeira opção que surge, o número cai na caixa postal ou pertence a outro estabelecimento. Ele ficaria muito desapontado, não é mesmo?

Ele iria continuar com o problema no carro e esse potencial cliente ficaria com uma impressão péssima da oficina sem nem ao menos utilizar o serviço. Isso acontece porque, muitas vezes, o empreendedor esquece de atualizar o endereço, telefones de contato, horário de funcionamento, fotos do local etc.

Afinal de contas, as empresas podem mudar de contato, localização e de decoração. Além disso, se você inaugurar uma nova filial do seu negócio, você poderá inserir o novo endereço, a fim de que ele também apareça nos resultados de pesquisa e nos mapas.

Trabalhe para conseguir avaliações positivas dos clientes

A opinião de outros clientes é um dos fatores que mais influenciam a compra dos consumidores. Geralmente, essas avaliações trazem mais influência do que qualquer tipo de publicidade realizada.

Logo, é essencial trabalhar para conseguir avaliações positivas. Um atendimento impecável na empresa e nas redes sociais, preços competitivos e atenção aos feedbacks dados nos comentários podem fazer toda a diferença.

Faça de tudo para oferecer uma experiência agradável para os clientes. Afinal de contas, não basta a aprovação deles, é preciso que eles gostem a ponto de expor sua satisfação para o público.

Como integrar o Google Meu Negócio à estratégia de marketing?

Para que a sua empresa consiga impactar cada vez mais clientes em potencial, ela precisa de bons aliados. O Google pode ser o principal por impactar positivamente quem está procurando pela solução oferecida por você. Cadastre a sua empresa no Google Meu Negócio e comece a aproveitar os benefícios de ter o seu estabelecimento facilmente encontrado na internet.

Por fim, o Google Meu Negócio é uma das principais formas de realizar a divulgação de sua empresa na internet e se aproximar de mais clientes. Siga as dicas acima para garantir a melhor abordagem e se mantenha no topo das preferências das pessoas.

Agora que você sabe como colocar seu negócio no Google Maps, ficou muito mais fácil aumentar o alcance e as suas vendas. Restou alguma dúvida sobre como usar o Google Meu Negócio para aparecer no Google Maps? Deixe a sua pergunta nos comentários.