Existem períodos sazonais que são muito aguardados por consumidores e empreendedores, uma vez que, por meio deles, são oferecidos produtos a preços atrativos — contribuindo para o aumento da receita e melhorando a experiência dos clientes. Se você atua no mercado automotivo, já deve ter se perguntado quais são as principais dicas de como vender na Black Friday, certo?

Essa é uma época do ano que vem ganhando cada vez mais destaque entre o público, especialmente pela boa divulgação fornecida pelas empresas e por promoções que, de fato, trazem um ganho para o consumidor.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você saiba quais são as melhores estratégias para aumentar as vendas na data. Boa leitura!

1. Crie uma base de clientes em potencial

O primeiro passo, independentemente do nicho de atuação, é definir uma base de clientes em potencial que seja atrativa ao seu negócio. Afinal, de nada adianta estabelecer boas estratégias de vendas se a divulgação não for direcionada ao público certo, não é verdade?

Entenda quais são as principais dores de seus clientes e saiba como o seu negócio será capaz de solucioná-las. Estabeleça aqueles produtos que mais têm saída, especialmente em períodos de final de ano, e crie pacotes mais em conta.

Uma boa dica é criar um combo de um produto que já apresenta uma venda bem direcionada para aquele que tem saída menor, oferecendo um preço atrativo para trazer receita à empresa.

Além disso, não foque apenas nos clientes que estão em sua base. Busque novos públicos para que conheçam o seu negócio nessa semana sazonal. Ao oferecer um bom atendimento e se destacar com preços mais vantajosos que os do mercado, você terá a oportunidade de fidelizar aquele potencial público.

2. Reforce o seu estoque

Ainda na fase de preparação para a Black Friday, é imprescindível que você reforce o seu estoque, principalmente dos produtos que estarão em promoção. Se houver falta de itens na loja, sua empresa não só perderá uma oportunidade de negócio pontual, como também permitirá que o cliente procure o que precisa em algum concorrente.

Caso seja o seu primeiro ano de um plano mais detalhado para esse período, documente todas as saídas de produtos e as promoções que mais tiveram êxito. Dessa forma, nos próximos anos você terá insumo para definir uma quantidade mais efetiva e se sair bem nas vendas.

3. Ofereça descontos que realmente valem a pena

Conforme a Black Friday vai ganhando notoriedade no mercado brasileiro, o público também fica mais maduro no que diz respeito às pesquisas no período prévio a essa data. Especialmente pelo fato de tudo ser facilmente acessado pela internet, seus clientes já têm uma noção sobre o preço normal do produto desejado.

Por essa questão, faça promoções com descontos que realmente valem a pena. Não se preocupe com o fato de o ticket médio diminuir um pouco, pois, naturalmente, o seu volume de vendas será bem maior que o normal.

Aqui, o ideal é fazer uma pesquisa no mercado antes de pensar em como vender na Black Friday. Ou seja, procure entender quais são as estratégias utilizadas pelos seus concorrentes e avalie se elas são adequadas à sua realidade.

4. Utilize mídia paga para a sua divulgação

As redes sociais conseguem ampliar significativamente a visão de sua marca, principalmente em períodos que merecem mais destaque. No entanto, o algoritmo de alguns canais fez com que o seu alcance orgânico — ou seja, gratuito — diminuísse nos últimos anos.

Hoje, uma publicação feita na página do Facebook, sem investir nenhuma quantia, chega a apenas 5% de seus seguidores. Dependendo do número de fãs que a sua página tem, isso representa bem pouco do total, concorda?

Então, invista em mídia paga para proporcionar mais destaque à sua campanha. Além de aumentar o alcance da empresa, você também terá a oportunidade de segmentar o seu público. Como o mercado automotivo tem um nicho melhor direcionado, investir uma quantia em um anúncio de redes sociais permite colocar alguns filtros, como localização e preferências dos clientes.

É indicado, ainda, criar e-mails e enviar para a sua base já cadastrada, além de vídeos com algum de seus colaboradores explicando sobre os produtos que estão com preços mais em conta. Isso contribui para a humanização de sua marca, além de representar um diferencial no mercado.

5. Preocupe-se com o pós-venda

É interessante para o seu negócio aumentar a receita nesse período. No entanto, melhor ainda é conseguir trazer de volta o cliente que conheceu a sua empresa por meio de uma promoção. Assim, os ganhos da Black Friday serão sentidos por mais tempo, aumentando o ticket médio em longo prazo.

Cupons de desconto são alternativas a considerar, uma vez que, ao elaborá-los, você poderá coletar informações importantes sobre aquele cliente que até então não estava em sua base. Peça alguns dados importantes para enriquecer essa pesquisa, como telefone e e-mail. Em troca, forneça um desconto na próxima compra.

6. Prepare os seus colaboradores para a data

É necessário definir estratégias de atendimento eficazes para que o público tenha uma boa impressão de seu negócio e seja fidelizado. Além disso, aquele cliente que já tem o costume de adquirir produtos e serviços deve ter um tratamento de qualidade, assim como em qualquer outra época.

Por essa razão, prepare os seus colaboradores para que ofereçam um atendimento diferenciado, com informações úteis sobre os itens em promoção e que agreguem valor ao seu público.

Caso necessário, contrate funcionários temporários para esse período, de modo a proporcionar mais satisfação a quem visita a sua loja — tenha um bom planejamento para que haja um treinamento sobre os seus principais produtos e a cultura de seu negócio.

Você acabou de conhecer mais dicas de como vender na Black Friday. Ao adotar as sugestões que apresentamos, poderá sentir um resultado diferenciado nesse período e observar um público maior conhecendo os seus produtos, o seu atendimento e os diferenciais de sua loja.

Não faz ideia de como aliar sua estratégia de ações online e offline? Baixe agora nosso Ebook gratuito Marketing no setor automotivo: estratégias on e offline e veja como aumentar seus resultados mesclando as duas estratégias.