Entenda como calcular o preço de venda de seus produtos e serviços

Uma das chaves para obter sucesso em sua concessionária é saber como calcular o preço de venda dos seus produtos ou serviços da forma correta. Precificar seus produtos devidamente poderá aumentar suas vendas, formando assim as bases de um negócio que será próspero. Para determinar um preço justo e também competitivo, são inúmeros os detalhes a serem considerados.

Por esse motivo, é bem compreensível que diversos empreendedores passem por dificuldades para calcular o preço de venda de seus serviços e produtos. Especialmente o mercado automotivo, com sua grande concorrência. Por isso, os preços acabam por ser um enorme diferencial nas vendas.

Contudo, você sabia que essa dificuldade pode ser superada com facilidade seguindo algumas dicas? Então acompanhe nosso post e pratique o preço correto em sua concessionária!

Verifique seus custos e quanto de dinheiro você deseja faturar

Primeiramente, para saber como calcular o preço de venda de um produto, é preciso saber com convicção o que você deseja alcançar com a sua estratégia de precificação. A principal é faturar, não é mesmo? É por esse motivo que você tem um negócio. Faturar quer dizer gerar receita suficiente com a venda de seus produtos, a fim de cobrir todos os custos envolvidos e ainda ter lucro.

Um grande equívoco que diversas concessionárias cometem é achar que o preço sozinho aumenta as vendas. Na verdade, sua capacidade de vender é o que estimula as vendas e isso significa contratar as pessoas certas para vendas e adotar a estratégia correta de vendas. Vamos imagina que X é o seu custo com mão de obra, matéria-prima, aluguel e tudo o que foi gasto para realizar um serviço ou comprar um produto. Y é quanto você acha que pode ganhar de lucro. O cálculo de venda será X+Y.

Pesquise o preço aplicado pela concorrência

É essencial fazer uma pesquisa de mercado para compreender o valor que é praticado pelos seus concorrentes, para calcular o preço de venda. Ao realizar esse levantamento, é possível evitar que a sua loja cobre um preço muito alto e inviável para a clientela. Na hora de realizar a pesquisa alguns empreendedores se espantam ao perceber que, se utilizarem o mesmo preço da concorrência, diversos produtos ficam quase sem margem e às vezes nem cobrem os custos.

Utilize um software de gestão para auxiliar nos cálculos

É essencial contar com um sistema de gestão feito especialmente para o processo de precificação, a fim de que seja possível calcular preço de venda com mais precisão e segurança. Um bom software realiza tudo de forma automática, fundamentado por dados alimentados pelo próprio gestor, especialmente os custos diretos, como os tributos e as alíquotas de impostos.

Outra vantagem de ter o auxílio de um sistema de gestão para precificação é poder calcular o preço de venda a partir do pedido de compras, simplificando o processo antes mesmo do produto chegar até a concessionária.

Por fim, saber como calcular o preço de venda dos produtos de forma correta pode ser um diferencial para sua empresa. Em um mercado tão competitivo quanto o automotivo, processos seguros e corretos são a chave para assegurar o resultado positivo no fim do mês. Lembrando de que o preço de venda deve ser maleável, a fim de possibilitar a realização de promoções e descontos como maneira de driblar a concorrência e atrair mais clientes.

Você curtiu nosso post? Então aproveite sua visita em nosso blog e entenda também como calcular a margem de lucro ideal do seu negócio, para saber mais sobre o assunto!