Comumente, as empresas aproveitam as épocas comemorativas, como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, entre outras, para realizar ações específicas de vendas. No entanto, existe uma data que é pouco vista pela publicidade, mas que pode oferecer boas oportunidades de negócio: o Dia do Consumidor.

A grande vantagem desse período é que as estratégias desenvolvidas não precisam ter um tema específico. Nesse sentido, a empresa pode escolher divulgar diferentes ações apenas focando no consumidor de uma forma geral. Diferentemente, por exemplo, do Dia dos Namorados, no qual a publicidade deve ser voltada para pessoas comprometidas.

Para ajudar você e o seu negócio a desenvolver estratégias de marketing eficientes, juntamos aqui algumas dicas do que fazer. Confira!

Como surgiu o Dia do Consumidor?

A data do dia do consumidor tem quase trinta anos de existência. Ela nasceu, precisamente, em 15 de março de 1983. Desde então, é uma importante possibilidade para os vendedores e comerciantes potencializarem o seu comércio. Além dessa data, foi criado em 2014, o Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro.

Ambas têm um papel importante para o setor de vendas em geral. Além de darem oportunidades para o desenvolvimento de promoções e outras ações, elas lembram o quão é importante a relação entre vendedores e compradores. É fundamental que ela seja harmoniosa e justa. 

Afinal, se o cliente não está feliz, ele não consome o produto ou serviço oferecido. Sendo assim, são dias fundamentais para reforçar a importância que o consumidor tem tanto para o negócio quanto para a economia.

7 formas de surpreender o consumidor no seu dia

Aqui, separamos algumas dicas de ações para o Dia do Consumidor que podem ajudar a atrair e melhorar a relação entre o comércio e o cliente. São sete maneiras de tornar esse dia mais interessante e trazer alguns resultados lucrativos para a companhia. Acompanhe!

Faça promoções

Essa é uma ótima oportunidade para gerar promoções de comemoração. O melhor é que ajuda o cliente a se sentir mais valorizado, pois é o dia dele. Algumas ideias interessantes para aplicar nesse dia são: promoções para a semana toda, oferecer dois produtos pelo preço de um, entre outros. As possibilidades são infinitas e devem ser pensadas para ajudar o consumidor a ver que a empresa quer agradá-lo. 

Dê descontos

Dar descontos é uma ótima maneira de chamar a atenção para a sua loja. O ideal é que a empresa crie mecanismos de modo a gerar cupons especiais para os consumidores. Quem sabe até, presenteá-los por ter feito uma compra por um determinado valor.

Essa é uma boa estratégia, pois ajuda a fidelizar clientes que, por exemplo, só realizaram uma compra. Esses compradores podem ver vantagens em adquirir pela empresa novamente, já que ela oferece descontos.

Ofereça brindes

Outra maneira de surpreender seus clientes é por meio do oferecimento de brindes. Eles ajudam a criar uma sensação de valor para o consumidor, aumentando a afetividade. Contudo, é preciso estar atento a um detalhe: para que a estratégia dê certo, é fundamental conhecer bem o seu público. Pesquisas sobre o comportamento, as compras antigas e as preferências devem ser feitas de modo a ajudar na escolha do brinde. 

Faça ações para os clientes de longa data

Essa não é uma tática voltada para atrair novos clientes, mas com o objetivo de fortalecer a relação com os antigos. Assim, feito da maneira certa, também pode fazer com que as vendas sejam impulsionadas.

O ponto principal é oferecer benefícios exclusivos, como brindes, descontos, promoções, condições de pagamento especiais, entre outros. Tudo o que puder agradar e fazer com que o consumidor se conecte mais à marca.

Realize eventos

Para quem consome o seu produto ou serviço, é uma boa tática criar eventos periódicos. É uma boa oportunidade para desenvolver uma reputação e trazer credibilidade ao negócio. Inclusive, se o evento é realizado em um local público, como em um shopping, existe a chance de fazer outras pessoas conhecerem a marca.

Dê frete grátis para certas regiões

Para que essa estratégia seja mais efetiva, é preciso conhecer bem quais regiões são as que mais compram os seus produtos, ou qual delas têm um público maior. Assim, poderá oferecer frete grátis para esses locais. Caso seja complicado fazer esse tipo de iniciativa, procure reduzir os preços. Faça uma tabela com descontos de frete dependendo da quantidade de produto levado.

Fidelize clientes

Essa última dica não está voltada exatamente para vender mais produtos. É possível dar um sentido maior ao Dia do Consumidor fazendo ações com o intuito de aproximar o cliente da empresa. 

Desenvolver uma relação com os seus clientes pode oferecer benefícios que vão além de ganhar mais dinheiro. Por isso, investir em canais de comunicação com potencial de trazê-los para perto é fundamental.

Mais do que suporte, é importante ter profissionais treinados e pensar sempre em humanizar o contato. Lembre-se de que a satisfação do cliente é importante, ou seja, faça pesquisas e outras iniciativas para sedimentar a relação.

Como fazer um bom planejamento para esse dia?

Estar antecipado é a primeira dica que podemos dar para se planejar durante esse dia. Não é uma tarefa difícil definir ações, como você viu ao longo do texto. Entretanto, é fundamental se preparar, pelo menos, uns 15 dias antes para aplicar com sucesso as ações.

Também é importante conhecer os seus clientes. Portanto, pesquisas de satisfação, monitoramento do comportamento e outra ações são essenciais para que a sua empresa tenha esses dados. Quanto mais souber, melhor será para atender às demandas de seu público.

As 7 dicas que separamos aqui resumem bem o que é possível fazer para aproveitar o Dia do Consumidor, tanto em relação à empresa quanto ao cliente. Reforçamos a importância de se planejar e de investir em pesquisas para acertar na hora de promover as ações. 

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