Landing pages que geram conversões

Saber como criar uma landing page que gera conversões é essencial para qualquer negócio. Ela é uma das melhores opções quando o assunto é coletar endereços de e-mail de clientes. No entanto, elas poderiam estar presentes na maioria das páginas de vendas também. Como elas são utilizadas para o fundo do funil de vendas, uma simples mudança na taxa de conversão pode impactar significativamente seu lucro com o passar do tempo.

Ao criar landing pages que são essenciais ao que o usuário está procurando, será possível potencializar os resultados da campanha, criar um tráfego de maior qualidade e maximizar o volume de leads e, portanto, o de vendas.

Neste post, tiraremos todas as suas dúvidas sobre landing pages que geram conversões. Acompanhe!

O que é uma landing page e como usá-la no setor automotivo

Landing page é uma página que apresenta todos os elementos direcionados à conversão do visitante em lead. Ela é muito utilizada em campanhas de marketing digital devido à sua alta taxa de conversão. Podemos considerar a landing page como o hall de entrada dos visitantes digitais.

Essa página alcança quem clica numa publicação, num link ou num tweet, possibilitando uma ótima recepção aos seus visitantes, a fim de convertê-los em potenciais clientes. Para que seja possível atingir esse objetivo, a página deve estar bem otimizada e organizada, pois todos os detalhes são relevantes. Para investir no ROI da sua campanha, é preciso dedicar algum tempo à sua landing page. 

Como criar uma landing page

Conheça agora algumas dicas sobre como criar uma landing page. Confira!

Crie títulos simples e diretos

Os principais elementos de uma página são o título e o subtítulo. Logo, esses elementos devem transmitir de forma clara e direta a proposta de valor da sua oferta. É necessário que um visitante, ao chegar à página, pense que sua oferta é muito relevante para ele e que por isso ele precisa ler o restante da página.

Utilize contraste na paleta de cores

As cores de uma landing page devem levar alguns pontos em consideração. Primeiramente, tente utilizar a paleta da identidade visual da sua empresa. Todavia, é preciso lembrar-se da razão da existência da página: converter.

É importante ter isso em mente, pois, na construção de uma LP, você pode concluir que as suas cores não estão funcionando. É essencial que o botão de CTA (call-to-action) tenha um forte contraste com o resto, a fim de chamar a atenção.

Não utilize links ou menus

Quanto menores forem as opções de clique do leitor em detrimento do botão de CTA, melhor será. Se você colocar links para a sua organização ou um “saiba mais sobre o produto”, o seu leitor poderá clicar e entrar em uma hiperlinkagem que fará com que sejam perdidas horas na internet. Dessa forma, ele não voltará à landing page.

É importante ressaltar que no site da sua empresa é essencial facilitar a navegabilidade, o que passa confiança ao potencial cliente. O segredo é dizer ao visitante tudo o que ele deve saber já na landing page.

Adapte o formulário à oferta e ao funil 

Não há fórmula com relação ao tamanho ideal do formulário. Não é possível determinar quais e quantos dados sua landing page deve pedir, pois as variáveis são inúmeras. O que deve ser levado em consideração é saber em qual parte do funil de vendas está o seu material. Se ele estiver mais no topo, não faz muito sentido solicitar o cargo e o telefone da pessoa, por exemplo. 

Analise também a relação do formulário com a oferta. Você pode solicitar informações mais profundas, caso esteja oferecendo algo muito valioso. É sempre importante lembrar que não é recomendado exagerar. No entanto, o Lead vai entender que deve fornecer mais dados em troca. Não se esqueça de que a confiança também é algo muito relevante.

É importante estar ciente que é muito provável que a pessoa não queira preencher muitos campos do formulário caso seja seu primeiro contato com o seu negócio. Como quase tudo no marketing digital, a fórmula é testar.

Não deixe dúvidas ao criar o texto do CTA

Existe outro elemento no botão muito importante: o texto. Ele não pode deixar dúvidas sobre o que vai acontecer quando for clicado pelo leitor. Ao desenvolver ações diretas e simples, o usuário tem a certeza do que receberá em troca de seus dados. “Garantir meu lugar”, “Assistir ao webinar” e “Receber eBook” são bons exemplos. Lembre-se sempre de entregar o que está prometendo e nunca decepcione seu lead.

Como converter mais na landing page

A sua landing page pode e deve ter inúmeros pontos de contato que auxiliem na conversão do usuário, como, por exemplo, telefones, chats online e possibilidades de enviar e-mails. Todavia, para que os responsáveis pela campanha consigam melhorar os resultados, todos esses itens de contato devem ser contabilizados e mapeados.

Caso, ao invés de converter no site, o usuário prefira realizar a conversão pelo telefone, isso deve ser identificado e considerado como um resultado da campanha. 

Outras dicas muito importantes para sua landing page gerar mais conversões:

  • utilize espaços em brancos: reduza a quantidade de dados e deixe a sua landing page respirar;
  • tempo de carregamento do site: assegure que a sua landing Page não demore muito durante o carregamento;
  • destaque para o botão de CTA: utilize cores contrastantes e chamada importante em seu botão de call-to-action;
  • formulários simples: solicite apenas informações realmente importantes em seu formulário.

Formulário da landing page

O maior problema que aparece no momento de criar um formulário é o seu tamanho. O fato é que, quanto mais campos houver para preencher, mais dados a respeito do cliente é possível conseguir — e isso pode render uma conversa de vendas mais personalizada. No entanto, o seu formato estendido necessita maior envolvimento e, então, pode desanimar os usuários.

Devido ao fato do principal objetivo de uma landing page ser a aquisição de maior número de aplicações, é preciso escolher um formulário que seja bastante breve. Lembre-se de rever a lista de dados desejados e examinar se todos são realmente necessários para conquistar o seu objetivo. Durante o contato direto com o cliente, você pode conseguir outras informações.

Por fim, saber como criar uma landing page é primordial para o sucesso do seu negócio. Elas representam a melhor forma de conseguir dados dos leads e direcioná-los para o funil de vendas. O recomendado é que a sua concessionária encontre a ferramenta que auxilie na construção e edição dessas páginas com mais agilidade — algo bastante necessário no mercado automotivo.

Agora que você sabe como a criação de uma landing page que gera conversões pode ajudar a alavancar as suas vendas, entre em contato conosco e conheça os serviços que oferecemos. Para isso, basta acessar nossa página!