como uma plataforma de relacionamento otimiza as vendas da sua concessionaria

O novo consumidor está muito ligado à internet e às tecnologias móveis, e pode interagir com sua organização por vários canais de interação. As plataformas de relacionamento intensificam seu trabalho em integrar canais e possibilitar o maior número possível de interações positivas com seus clientes, para criar relacionamentos duradouros, a fim de que a relação com seu público seja cada vez mais ágil e benéfico.

Todos os tipos de negócios, principalmente em setores competitivos como as vendas de veículos, estão procurando novas soluções de atendimento, relacionamento e fidelização dos seus clientes. Em especialmente as informatizadas, pois estão proporcionando ótimos resultados.

Neste post, falaremos sobre como a plataforma de relacionamento pode ajudar a otimizar as vendas em sua concessionária. Acompanhe!

Vantagens de utilizar plataformas desse tipo?

Veja alguns dos benefícios que as plataformas de relacionamento trazem para a sua concessionária. Confira!

Automatizar tarefas

Um marketing digital bem planejado sempre vem acompanhado da automatização de tarefas. Por meio dela, é possível determinar e manter padrões de qualidade para todas as comunicações da organização. Inclusive, a automatização diminui o volume de trabalho repetitivo para suas equipes, possibilitando que eles utilizem seus talentos onde são realmente úteis: no planejamento criativo e estratégico. 

Em união com a gestão de relacionamento com o cliente, é possível assegurar que, por mais que sejam automatizadas, todas as comunicações consigam manter um tom íntimo e personalizado. Você pode se referir ao contato pelo nome usando campos que podem ser personalizados, por exemplo. Lembrando de que as ferramentas de automação podem enviar mensagens com base nas ações feitas pelo usuário.

Monitorar leads

Os leads são contatos que demonstraram ter interesse nos serviços ou produtos da sua marca e disponibilizam um canal — telefone para contato ou endereço de e-mail — para que sua organização envie mais informações. Ou seja, são clientes em potencial. Contudo, não são todos os leads que se tornam compradores.

A verdade é que pode ser muito difícil decidir onde investir, diante de inúmeros contatos e clientes em potencial. Um sistema de CRM completo, por exemplo, pode auxiliar muito nessa situação. Por meio de dados coletados e algumas regras de automação, é possível fazer a qualificação dos leads. Isto é, você pode determinar quais contatos têm mais probabilidade de virar de fato seu cliente.

Gerenciar e priorizar contatos

Um sistema de CRM completo possibilita o acompanhamento das informações sobre seus contatos de forma individual e em tempo real. Toda sua equipe sempre tem acesso a todos os dados relevantes. Isso ajuda para que os leads prestes a fecharem negócio sejam identificados mais rapidamente. Dessa forma, suas equipes sabem onde fixar seus esforços e, especialmente, qual é a melhor maneira de realizar a abordagem.

Vender mais em menos tempo

Com a plataforma de relacionamento com o cliente, é possível executar muito mais com o tempo da sua equipe. É possível excluir tarefas repetitivas do fluxo de trabalho por meio dos processos de automação de marketing e vendas.

Seus vendedores poderão identificar os leads com os quais devem entrar em contato, além de quando e como realizar propostas. Assim, o tempo extra que as automações possibilitam será utilizado da forma mais eficaz possível. Seguramente, você perceberá uma grande melhoria no desempenho de vendas da sua concessionária.

Otimizar o processo de vendas frequentemente

Um dos principais benefícios da plataforma de relacionamento com o cliente é que ela promove um processo contínuo e estará frequentemente extraindo mais dados e informações. Ou seja, com passar do tempo, a eficácia dessa estratégia aumenta. Por esse motivo, é essencial revisar e acompanhar o desempenho dos processos constantemente.

Quais são seus principais recursos?

Confira, a seguir, o que as plataformas de relacionamento oferecem para melhorar os resultados das concessionárias.

Interface intuitiva

As ferramentas de uma plataforma de relacionamento devem ser simples, intuitivas e fáceis de operar. As mais modernas disponibilizam interfaces totalmente intuitivas, que aprendem com o operador conforme as demandas de atendimento. Não há necessidade de configurações absurdas, apenas cliques rápidos. Com maior simplicidade para o operador, as chances de simplificar e otimizar a experiência do consumidor são muito maiores.

Controle das funcionalidades

O software de relacionamento selecionado pela sua organização tem diversas possibilidades e licenças para todos os operadores, conforme a sua função. As demandas da instituição podem definir o nível de acesso que cada atendente terá e uma plataforma omnichannel avançada pode ajudar em todo o processo.

Segurança da informação

Informações seguras — principalmente as que incluem dados e transações financeiras — são primordiais para o funcionamento de operações de atendimento. Essa preocupação não pode ser cuidada pelos provedores de serviços como apenas um detalhe. Assim, um software de atendimento ao cliente deve assegurar a integridade das informações fornecidas por todo o mercado que atenderá. As plataformas mais modernas já apresentam grandes avanços nesse sentido e disso sua empresa não pode abrir mão.

Armazenamento na nuvem

Quando o assunto é tecnologia, é totalmente obsoleto ocupar muitos espaços com servidores. Um software de relacionamento com o cliente moderno deve ser armazenado na nuvem, sem ser dependente da instabilidade e riscos que servidores internos nas organizações podem oferecer. Por mais que a dependência de uma conexão com a internet possa trazer alguns problemas, no longo prazo, servidores internos são menos sustentáveis e mais caros.

Integração com outros sistemas

Além de possuir canais integrados, um software de relacionamento também pode integrar sistemas externos, por meio de API’s e protocolos abertos. Hoje em dia, a maioria dos softwares são abertos e podem conversar uns com os outros. Além de se integrar com sistemas de logística de e-commerce e, até mesmo, com sites de reclamação. Isso possibilita uma experiência integrada em qualquer momento do relacionamento do cliente com a concessionária.

Qual a possibilidade de desenvolver soluções personalizadas?

Uma plataforma de relacionamento pode fornecer diversos serviços de otimização e interações com consumidores. Um dos benefícios é a criação personalizada de fluxos de conversas para o robô de atendimento no Messenger do Facebook, que funciona o tempo todo. Com isso, são enviados alertas por e-mail quando algum consumidor criticar a marca ou a empresa.

Além disso, permite o atendimento automatizado com a chance de transferência para um humano. Essa plataforma faz o monitoramento das redes sociais e possibilita compreender todo o relacionamento com o cliente de maneira centralizada.

Por fim, possibilitar uma boa relação com o cliente é essencial para atrair e fidelizá-los, e a escolha da plataforma de relacionamento adequada é de suma importância. Lembrando de que é importante também contar com um parceiro que entenda do assunto para facilitar a implementação da solução, relacionando aos diferenciais de cada cliente.

Agora que você sabe como uma plataforma de relacionamento otimiza as vendas da sua concessionária, entre em contato conosco e conheça nossos serviços!