Com o consumidor cada vez mais seletivo, é comum os estabelecimentos terem dúvidas de como fazer o cliente voltar a comprar. Isso porque erros que eram cometidos no passado, como atendimento ruim ou serviços mal feitos não podem mais acontecer.

Quando você oferece uma boa experiência ao cliente, prestando um bom atendimento e oferecendo serviços e produtos de qualidade, você está dizendo ao cliente que se importa com ele. Isso aumenta as chances de ele voltar a comprar com você.

Você tem dúvidas sobre quais atitudes tomar para garantir a fidelização dos seus clientes? Então, continue a leitura deste post!

Qual a importância de fidelizar clientes?

Atrair novos clientes é parte essencial para o seu negócio continuar vivo. Entretanto, você já deve ter ouvido a famosa frase de Philip Kotler, que diz o seguinte: “Conquistar um novo cliente custa entre 5 a 7 vezes mais do que fidelizar os já existentes.”

Pois saiba que essa sentença está correta! Isso porque o CAC (custo de aquisição de clientes) é bem alto. Então, se a sua empresa só se preocupar em atrair novos consumidores e nunca em como fazer o cliente voltar, ela não terá lucro o suficiente para se manter.

Além do mais, um cliente fidelizado garante maiores chances de recompra e, dependendo do grau de satisfação dele, é possível que o consumidor indique o seu negócio para amigos e familiares, aumentando a popularidade dos seus serviços.

Como fazer o cliente voltar a comprar?

Agora que já explicamos por que é importante fazer o cliente voltar, você deve estar se perguntando quais ações pode utilizar no setor automotivo. Afinal, segundo a revista Exame, ele movimenta 20% de todo o PIB do Brasil. Por isso, acompanhe as dicas que separamos para você!

Ofereça um bom atendimento

Imagine a seguinte situação: um futuro cliente vai até o estabelecimento e necessita de um serviço de reparo. Em vez de entender as dores do cliente e usar a empatia, garantindo que o problema seja resolvido o mais rápido possível, a equipe faz pouco caso e atrasa a entrega para o consumidor.

Quais são as chances de essa pessoa voltar a comprar com você? Nulas, não é? Por isso, você precisa treinar seus colaboradores para que eles atendam com excelência e entreguem o serviço proposto dentro do prazo. Fazendo isso, suas chances de encantar o cliente aumentam. Portanto, quando ele precisar de novos serviços, com certeza lembrará da sua marca.

Tenha produtos de qualidade

Oferecer um excelente atendimento é muito importante, mas sem produtos de qualidade, você corre o risco de colocar tudo a perder. Lembra da situação exemplificada anteriormente? Com um bom atendimento, ela até poderia ter um final feliz, no qual o cliente garante a recompra para o estabelecimento.

Porém, se os produtos utilizados no serviço forem de má qualidade, mais cedo ou mais tarde o cliente terá problemas. Por isso, utilize produtos garantidos e evite transtornos para o seu público.

Ofereça boas condições de pagamento

Outra excelente maneira de fazer o cliente voltar é oferecer boas condições de pagamento. Esqueça os hábitos do passado, já que pagamento somente à vista, cheque ou parcelado em poucas vezes não agradam mais o perfil do consumidor atual.

Então, invista em modernizar as condições que você oferece aos seus clientes. Você pode utilizar parcelamento em até 10 vezes sem juros no cartão, por exemplo, no caso de serviços com valores mais altos. O consumidor, além de todos os pontos que já citamos até aqui, também enxerga nas condições de pagamento o cuidado que o estabelecimento tem com ele.

Mantenha um ambiente organizado

Como comentamos, o perfil de quem compra carros mudou. Além de bem informados e mais seletivos, a grande novidade é que as mulheres lideram a aquisição de veículos e serviços automotivos, representando 58% desse mercado.

Dessa forma, você precisa se adaptar e melhorar a imagem do seu estabelecimento. Esqueça aquela ideia de oficinas sujas, com pôsteres de mulheres na parede e bagunça para todos os lados.

Fazendo isso, você pode atender aos mais diferentes perfis de clientes, principalmente as mulheres, que são a maioria. Isso, consequentemente, pode garantir que os consumidores voltem a comprar com você.

Utilize pesquisas de satisfação

Outra forma de garantir uma segunda compra dos clientes é aplicar pesquisas de satisfação com eles. Você já foi a uma loja, restaurante ou até mesmo pediu um delivery no iFood?

Geralmente, essas marcas utilizam pesquisas de satisfação para entender o quão felizes os clientes estão, qual a probabilidade de eles comprarem novamente e indicarem os serviços para outras pessoas.

Então, não é porque você está no mercado automotivo que não pode adaptar essa metodologia para o seu negócio! Pense nas perguntas que você fará, como qualidade de atendimento, rapidez dos serviços e preços, e envie aos seus clientes. Dessa forma, você poderá descobrir o que precisa melhorar para garantir que eles comprem novamente com você.

Use a tecnologia a seu favor

Nós sabemos que errar é humano e, mesmo tendo as melhores intenções, às vezes você pode cometer erros que dificultam a fidelização dos seus clientes. Por isso, a tecnologia, além de transformar o mundo atual, pode ser sua aliada na hora de fidelizar clientes.

É possível utilizar sistemas de gestão para o setor automotivo, que contam com benefícios como controle dos processos, para que você nunca mais esqueça de realizar uma manutenção. Também facilitam a análise de métricas e ajudam a manter seu cliente informado de todo a execução!

O que a empresa ganha com isso?

Seguindo todas as dicas que demos, você garante que os índices de recompra aumentem. Dessa forma, a sua empresa ganha mantendo o faturamento positivo, fideliza mais clientes e garante que os consumidores indiquem a sua marca para outras pessoas. Suas chances de ser visto no mercado crescem.

Aprender como fazer o cliente voltar a comprar, como vimos, é essencial para qualquer mercado principalmente o automotivo, que enfrenta grande concorrência. Por isso, atente-se sempre em oferecer produtos de qualidade, um bom atendimento, boas condições de pagamento e utilizar o marketing digital para manter contato com o seu cliente. 

Seguindo todas as dicas deste artigo, você estará muito mais perto de aumentar os índices de recompra da sua empresa! Se você gostou, continue lendo e veja como a Fronter ajuda a sua oficina a ganhar dinheiro!