Como escolher o software certo para sua oficina mecânica
Alguns sinais podem mostrar a necessidade da utilização de softwares em uma oficina mecânica. Se está difícil fazer um controle nos itens do estoque ou dar conta da demanda, por exemplo, pode ser que o seu empreendimento precise se atualizar.
 
Existem sistemas específicos voltados para a gestão dos recursos em uma oficina e a melhoria no atendimento ao cliente. Ao ler este post, você ficará por dentro dos benefícios, das dicas e das funcionalidades encontradas nos mais diversos programas disponíveis, no intuito de melhorar a experiência dos funcionários da oficina e também dos seus clientes.
 
Quer saber como escolher o melhor programa para oficina mecânica e melhorar o desempenho do seu negócio? Continue a leitura!

Conheça os benefícios de usar um programa para oficina mecânica

Um dos benefícios está relacionado com a maior satisfação do cliente. Por meio de um software que faz o cadastro e registro da visita do cliente, a oficina transmitirá mais confiança e profissionalismo nos serviços prestados. Outra vantagem é a possibilidade de os clientes acompanharem todo o processo de manutenção ou conserto de seus veículos.

Também é importante mencionar que um programa para oficina mecânica auxilia na padronização das atividades. Desde o primeiro contato com o cliente até as rotinas internas do negócio, esses padrões são bastante úteis para aumentar a produtividade.

Os softwares registram todas as ações que devem ser feitas, auxiliando no gerenciamento das atividades e no aperfeiçoamento do trabalho. Havendo a necessidade de consultar alguma informação referente à manutenção ou revisão de algum veículo, isso será feito rapidamente.

Outras vantagens do uso de softwares para oficina mecânica são:

  • a ferramenta torna a oficina mais competitiva perante os concorrentes;
  • minimização dos erros;
  • otimização das compras;
  • organização do estoque;
  • mais segurança das informações;
  • auxílio na identificação dos lucros e prejuízos.

Veja algumas dicas de como contratar o melhor software para a sua oficina mecânica

Existem diversos softwares disponíveis no mercado, com propostas de gestão e valores diferentes. Quais as considerações devem ser feitas para escolher o software de gestão de oficinas mais adequado para o seu negócio? Confira a seguir!

Dica 1

Quando for atrás de um desses programas, não saia em busca do “melhor” do mercado ou do mais “antigo”. Busque aquele que melhor se enquadra nas suas necessidades. É preciso evitar a emoção de levar o primeiro que aparecer.

Dica 2

Ao escolher um software, lembre-se que existem questões que vão além dos serviços de pós-venda, como a praticidade de uso do programa, a linguagem de programação, o suporte e o material de apoio.

Dica 3

Por falar em linguagem de programação, existe, atualmente, uma tendência de sistemas que funcionam por meio da internet, garantindo muito mais flexibilidade no uso: você acessa as informações de qualquer lugar por meio de um dispositivo com Internet. Além disso, esse tipo de sistema não necessita de instalações e manutenções nas redes de computadores. Para funcionar normalmente em outras máquinas, basta fazer login.

Outro detalhe: as atualizações são realizadas automaticamente, sem a necessidade do técnico ir até a oficina para configurar o servidor ou fazer acesso na máquina — esse processo ocorre naturalmente.

Confira como escolher um software para oficinas mecânicas modernas

O que levar em conta:

  • funcionamento do suporte de atendimento aos mecânicos;
  • formas do cliente tirar dúvidas por meio de manual ou vídeos;
  • boa relação custo-benefício;
  • fácil utilização;
  • políticas que permitem que o cliente possa prosseguir com o desenvolvimento do sistema;
  • funções que vão resolver para o negócio, pois não precisa ser complexo e difícil, mas também não pode ser superficial demais;
  • ofertas para conhecer o sistema, como uma apresentação acompanhada de vídeos e teste prático;
  • funcionamento do contrato para contratação e cancelamento.

Saiba quais funcionalidades são encontradas em programas para oficina mecânica

Existem inúmeros softwares responsáveis pela gestão de recursos em uma oficina. É importante, por exemplo, que seja usado um programa que faça a emissão da nota fiscal eletrônica e gestão financeira. Dessa forma, todo o fluxo do veículo é registrado no sistema: nele, os pedidos de peças são enviados para o responsável por fazer a compra, e o programa notifica toda a equipe envolvida no procedimento.

A oficina mecânica também pode contar com softwares que funcionam totalmente on-line. Assim, a equipe tem acesso ao sistema por meio de outros dispositivos além do computador, como celulares e tablets. Para o cliente, essa possibilidade oferece a praticidade de poder acompanhar o andamento da manutenção ou conserto do seu veículo.

Programas com interface enxuta e fácil manuseio podem permitir o cadastro de:

  • usuários;
  • fornecedores;
  • vendedores (com foto);
  • produtos (incluindo as imagens, preço e outras informações).

Também é importante que os softwares para oficina realizem controle do fluxo de caixa, emissão de ordens de serviço, orçamento para os clientes e também o monitoramento do estoque das peças. Se for um programa que funciona totalmente on-line, ele pode enviar para celulares e tablets alertas sobre o recebimento de peças pendentes, prazos para a entrega de serviços e orçamentos vencendo.

Se a sua oficina ainda não está preparada para um alto investimento na compra de um software, existem soluções de baixo custo que não deixam a desejar. As funcionalidades desses sistemas incluem:

  • cadastro de clientes e fornecedores;
  • agenda para controle de entrega dos veículos, prazos e pagamentos referentes ao recebimento das peças de um veículo;
  • consulta e emissão de ordens de serviço.

Um software com baixo custo auxilia na melhor administração dos serviços e guarda em sua base de dados o histórico de atendimento dos clientes. Ambos os fatores contribuem sensivelmente para melhorar o feedback de quem utiliza os serviços da oficina.

Para garantir a melhor experiência dos clientes, se destacar da concorrência, aumentar a produtividade e auferir grandes lucros, é de grande importância o uso de um programa para oficina mecânica. Sem um sistema que auxilie no dia a dia do negócio, ficará difícil identificar e reduzir as causas de prejuízos e baixa produtividade.

Por meio de um software, será possível também organizar melhor os estoques, otimizar as compras e controlar o fluxo de entradas e saídas de forma mais acertada. Por fim, um programa para oficina mecânica auxilia na identificação dos pontos de melhoria — dessa forma, ações corretivas podem ser feitas mais rapidamente.

Se você busca por um software para sua oficina, com soluções totalmente integradas para o setor automotivo, venha conhecer nossa plataforma de relacionamento gratuitamente e comece hoje mesmo a atrair, conquistar e fidelizar mais clientes.