
Saber a maneira certa de cobrar pelos serviços de uma oficina é fundamental para que seu negócio não sofra prejuízos e seja um atrativo perante à concorrência. Além disso, um orçamento justo passa a impressão de uma empresa séria e respeitadora para o cliente final, melhorando o relacionamento, contribuindo para a fidelização e mais, provavelmente, esse consumidor indicará a sua oficina para outras pessoas.
É preciso oferecer um custo-benefício que seja interessante ao cliente e, ao mesmo tempo, manter a saúde financeira da empresa. Por isso, neste post, ensinaremos como fazer um orçamento corretamente. Vamos lá?
Como fazer um orçamento
Em uma avaliação, você precisará das seguintes informações:
- nome da empresa;
- nome do cliente;
- validade do orçamento. Segundo o Código de Defesa do Consumidor o prazo é de 10 dias a contar da emissão;
- especificação da prestação de serviço;
- prazo para execução do serviço;
- valor total;
- condição de pagamento;
- local (Cidade);
- data;
- assinatura do responsável pelo orçamento;
- assinatura do cliente.
Vale dizer que a legislação do consumidor não permite que a realização do orçamento seja cobrada.
Dicas para fazer seu orçamento corretamente
É necessário analisar vários fatores antes de fazer e apresentar um orçamento para os clientes de uma oficina. Precisa ser uma opção favorável ao cliente, mas que gere lucro para o negócio. Vejamos como você pode fazer isso.
Verifique as suas receitas
Faça uma análise das receitas de seu negócio, verifique como estão as vendas, de onde vem a maior parte da receita, o porquê de determinados serviços venderam mais e outros menos. Pode ser o preço, o valor agregado etc.
Analise os seus gastos
Relacione seus custos e despesas. O preço cobrado deve quitar o seu gasto para que você consiga sustentar o negócio. Levante valores relacionados à mão de obra, produtos usados e até mesmo custos fixos devem ser diluídos e inseridos.
Calcule a diferença
Subtraindo seus gastos de suas receitas, observe se o resultado é positivo, neutro ou negativo. Se for negativo, você pode pensar em diminuir custos e aumentar os valores cobrados nos orçamentos, por exemplo.
Avalie os detalhes do veículo
Avalie cada detalhe do veículo, busque sinistros, verifique o interior e o exterior do automóvel. Na hora de apresentar o orçamento, segmente por partes: lataria, mecânica, pintura etc. Assim, seu cliente saberá quanto está pagando por cada serviço.
Faça uma pesquisa de mercado
Veja quanto cobra o seu concorrente. Avalie as pequenas e grandes mecânicas da região. Esteja alinhado com o mercado para que o consumidor não ache que o seu preço destoa dos demais. Observe também os serviços oferecidos e busque desenvolver algum diferencial.
Agora que você já sabe como fazer um orçamento corretamente, fique atento às objeções que aparecerão e saiba que elas podem ser contornadas. Ouça o seu consumidor até o final, busque com ele o máximo de informações e, por fim, justifique com argumentos que possam convencê-lo da escolha.
Gostou do post? Então, continue com a visita em nosso blog, leia agora mesmo o texto sobre como fazer uma análise financeira para medir o desempenho do negócio e se aprofunde ainda mais nos assuntos financeiros de sua empresa.
- Data - agosto 20, 2018