6 propagandas de carros que ficaram famosas e marcaram época

É bem provável que você já tenha se emocionado ou se inspirado ao assistir propagandas de carros. Ao longo dos anos várias propagandas de carros ficaram famosas e marcaram época. Além das tradicionais, que mostram o design e a performance do modelo, há produções mais criativas que cativam o telespectador e permanecem na memória de quem as assiste. O inesperado é o que faz um comercial emocionar quem o assiste. Um comercial de carro transmite emoção, curiosidade, alegria ou prazer quando traz um elemento inusitado, que faça refletir.

O fato é que as propagandas de veículos têm mudado de forma considerável com o passar dos anos. Como o veículo ainda era uma novidade durante os anos 1960 e 1970, elas eram mais didáticas. Nos dias atuais, é muito comum ligar a televisão e encontrar um comercial que utiliza linguagem cinematográfica, a fim de destacar a marca ou expor as qualidades do modelo.

Nesse post listaremos alguns comerciais que ficaram famosos e por que chamaram atenção do público. Acompanhe! 

Comerciais de carros famosos no Brasil

1. Despedida da Kombi

Caso você tenha facilidade em se emocionar, tome cuidado ao assistir o comercial de despedida da Kombi. A agência brasileira AlmapBBDO, quando a Volkswagen decidiu não fabricar mais o modelo, produziu um filme no qual a narradora é a própria Kombi, relembrando os seus momentos marcantes e ainda se despede de pessoas que fizeram parte de sua história.

2. No Silêncio de um Chevrolet

Os veículos da Chevrolet, principalmente o Monza e o Opala, durante a década de 1980, eram referência em acabamento e conforto. As suas propagandas sempre deixavam claras suas qualidades, porém o seu auge foi em 1987, com o jingle “No Silêncio de um Chevrolet” — apresentando seu ótimo isolamento acústico. A música do comercial foi feita por Zé Rodrix, muito conhecido nos anos 70, e fazia parte do trio de rock rural “Sá, Rodrix e Guarabyra”.

Comerciais de carros famosos no exterior

3. Audi – Duel

Esse comercial foi veiculado no período das eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2016 e mostra dois “valets” duelando em um hotel, para conseguir estacionar o Audi RS7. Deixando uma mensagem de que a história ocorre de trás para frente. Essa propaganda foi ponto para a agência Venables Bell & Partners, que a criou e executou. 

4. Jeep – Portraits

Uma propaganda de carros que marcou época foi o da Jeep. A intenção era celebrar os 75 anos da marca e foi feito pela agência Iris NY. O filme mostra somente retratos em preto e branco, com uma narração repleta de emoção sobre a história dos carros da montadora.

Comercias de marcas envolvendo carros

5. A bailarina da John Lewis

A John Lewis é uma corretora de seguros britânica que trabalha não somente com veículos, mas também com vários produtos como casa, seguro etc. O comercial mais famoso na internet produzido por ela é de uma menina simpática, dançando pela sua casa — tipo “Pequena Miss Sunshine”. A organização demonstrou o comprometimento com seus objetos de casa e também com seus momentos e alegrias, ao utilizar os dizeres “Se isso importa para você, importa para nós”, 

6. Allianz e o “Meu momento Senna”

Um produto da seguradora Allianz é o Allianz Seguro Auto Instituto Ayrton Senna. Ele doa uma parte dos seus lucros para o instituto que leva o nome do brasileiro, muito conhecido por incentivar a educação infantil no Brasil. A sua propaganda enfatiza a educação infantil, mostrando que o segurado está contribuindo para a causa do Instituto Ayrton Senna ao contratar um Seguro Allianz. Isso faz com que o indivíduo se sinta como se fosse responsável por milhares de crianças e jovens irem para a escola.

Por fim, nesse post você conheceu algumas das principais propagandas de carros que marcaram época. Você pode se inspirar nelas para otimizar o marketing de sua concessionária. Dessa forma, será possível aumentar a visibilidade de seu negócio e conquistar mais clientes.

Com esses exemplos de propagandas de carros que ficaram famosas e marcaram época, você pode otimizar o marketing do seu negócio, não é mesmo? Então baixe agora mesmo o e-book “Marketing no setor automotivo: estratégias on e offline” e aumente a visibilidade de sua concessionária!